Miolo, a maior exportadora brasileira e líder do mercado nacional de vinhos finos, mudou de sistema para melhorar o processo de extração e análise de dados, evitando erros, retrabalho e desperdício de horas em funções que podem ser automatizadas.
A melhoria na extração e análise de dados, bem como automatização de processos, evitou disperdício de horas de trabalho que anteriormente eram feitas de forma manuais, hoje, automatizadas e realizadas com mais assertividade pelo software.
Os desafios
Mudar uma realidade em que os usuários de Bl da Miolo tinham de transcrever os dados manualmente dos sistemas e bases para planilhas, o que gastava tempo e abria a possibilidade de erros humanos, para um cenário de automatização deste processo, extraindo o conteúdo do próprio Banco de Dados e entregando-o aos usuários de forma inteligente, ordenada e ágil, o que aumentou o poder de análise dos gestores. Para suportar um negócio em franco crescimento, a automatização e inteligência analítica trazidas pelo BIMachine foram fundamentais.
Automatizando os processos de gestão
O coordenador de TI Corporativa do Grupo Miolo, Daniel Westerlund, conta que com o BI anteriormente utilizado os usuários precisavam transcrever os dados manualmente do sistema para planilhas, o que gastava tempo e abria possibilidade para erros humanos.
“O BIMachine automatiza este processo, extraindo o conteúdo do próprio Banco de Dados, o que dispensa a tarefa de transcrição manual, resultando em uma economia média de 3 horas por dia, aproximadamente”, destaca Westerlund.
Os resultados
Com a automatização trazida pelo BIMachine, a tarefa de transcrição manual foi eliminada, economizando diversas horas por dia em processos manuais, que puderam ser destinadas a tarefas estratégicas, voltadas ao ganho de produtividade e competitividade do negócio. Além disso, a Miolo ganhou a capacidade de detectar falhas no processo de extração e geração dos dados, contando com alertas que avisam aos responsáveis em caso de erros para que sejam corrigidos a tempo de evitar a emissão de relatórios automáticos errôneos.
“A automatização trazida pelo BIMachine nos permitiu otimizar a força de trabalho, liberando pessoas que antes estavam atreladas a funções de geração e transcrição de dados para tarefas mais estratégicas, como a análise das informações. Isso valoriza a capacidade analítica e colaborativa da equipe, abre espaço para maior participação em processos estratégicos e possibilita a criação de melhorias na operação”, complementa Westerlund.
Junte-se as mais de 400 empresas que estão impulsionando seus negócios com a BIMachine. Agende agora uma demonstração e transforme seus dados em insights para sua empresa.
Implementação do Business Intelligence (BI)
Conforme o coordenador de TI, com o uso do BIMachine é de ganho de produtividade. Só nas áreas Comercial e de Controladoria, o gestor espera chegar a um incremento de 60%.
A Miolo elabora mais de 50 rótulos, produzidos em quatro projetos vitivinícolas instalados em quatro diferentes regiões do Brasil – Vale dos Vinhedos (Vinícola Miolo), Campanha Meridional (Vinícola Seival), Campanha Central (Vinícola Almadén) e Vale do São Francisco (Vinícola Terranova) -, além de contar com parcerias internacionais. A empresa é a maior exportadora brasileira de vinhos, estando entre as três principais produtoras de espumantes.
“Somos muito bem atendidos pela equipe de consultoria e implementação da BIMachine, que tem diferenciais de conhecimento e comprometimento. Estas são características que estão fazendo a diferença na aceleração do projeto de BI”, comenta Westerlund.
Agilidade nos processos
Augusto Fleck, CTO da BIMachine, salienta que o software é voltado a otimizar o tempo dos usuários, que passam a destinar menos tempo à montagem de relatórios e mais à análise dos dados.
“Assim, colaboradores de todas as áreas podem tomar decisões bem embasadas em informações ricas e úteis. O BIMachine dá ao usuário o poder de ter informações, realizar consultas e análises e gerar reports personalizados a qualquer tempo, a partir de qualquer lugar, agregando inteligência ao trabalho e à gestão da empresa”, destaca o executivo.
Sobre o BIMachine
BIMachine é uma Plataforma Analytics SaaS 100% brasileira, completa e escalável para criação de aplicações de negócio em Cloud. Os milhares de usuários ativos em centenas de ambientes já criados, comprovam a eficiência e robustez da nossa plataforma. Mais informações: www.bimachine.com.br
Sobre a Miolo
O Grupo Miolo tem capacidade produtiva de 12 milhões de litros de vinhos finos e espumantes, possui a maior área de vinhedos próprios no País, com 950 hectares. Nos últimos dez anos, a Miolo Wine Group investiu em expansão da produção, dentro do que não faltou atenção à tecnologia de ponta, setor em que se enquadra o atual investimento na plataforma BIMachine.
Num curto espaço de tempo, a Miolo cresceu e consolidou-se no mercado brasileiro de vinhos finos. Embora a família trabalhe na viticultura desde 1897, partiu para a produção comercial de vinhos somente em 1990. O primeiro vinho da marca Miolo foi um merlot produzido com as uvas do Vale dos Vinhedos, sede da empresa. Em 20 anos, a empresa tornou-se líder no mercado de vinhos finos nacionais. As empresas do grupo elaboram 12 milhões de litros de vinhos finos e possuem a maior área de vinhedos próprios no País, com 1.150 ha, todos de uvas viníferas, conduzidas pelo sistema vertical (espaldeira). Mais informações: www.miolo.com.br
Transforme a gestão da sua empresa, venha ser data driven com a BIMachine!
Conheça a maior plataforma analytics da América Latina.
Agende uma conversa com nossos especialistas e saiba como impulsionar os seus negócios.
Comments