É bem possível traduzir o conceito de BI – Business Intelligence como informação a favor dos negócios. Sim, pois nem toda informação acumulada dentro de uma empresa está em prol de seu crescimento: ao contrário, estudo da Associação Brasileira de Gerenciamento de Documentos (ABGD) mostram que em grandes organizações a média de perda de tempo diária com procura de dados e documentos chega a duas horas por colaborador.
Não é possível ser produtivo em um ambiente desses, certo? É por isso que não podemos falar em dados, somente, quando se trata de informação útil para alcance dos objetivos de negócio. O que faz mais sentido é falar em dados estruturados.
CHEGA DE PLANILHAS
Não é fácil coletar, triar, inserir em bancos e sistemas, analisar e distribuir corretamente a informação dentro de uma empresa. Manualmente, estas são tarefas que demandam muito, muito tempo – e dinheiro, uma vez que recursos pagos para execução de processos estratégicos estarão empenhados em rotinas puramente operacionais durante largas horas do dia.
MENOS TRABALHO, MAIS RESULTADOS
É para sanar esta dor que existem os sistemas de BI e Analytics. Capazes de automatizar todo o processo de tratamento e entrega da informação corporativa, estas ferramentas podem economizar um tempo valioso para qualquer companhia, resultando em benefícios dos mais diversos: além da melhoria exponencial na geração de insights para tomada de decisão, também potencialização da força de trabalho, que passa a ser destinada de forma mais estratégica, e otimização dos recursos e até mesmo dos leads – afinal, um lead mal aproveitado significa gasto na captação e no relacionamento, e o BI pode seguramente gerar conteúdo para embasar a abordagem mais assertiva a cada contato.
BIG DATA, AQUI ESTAMOS NÓS
Em plena era do Big Data, da informação vinda das mais diversificadas fontes – cadastros, eventos, contatos comerciais, e-mail, redes sociais, sistemas, chatbots, call centers, etc – não dá para ficar para trás. Conteúdo é dinheiro, é chamariz de vendas, é argumento de fidelização.
E, mesmo assim, um estudo da Progress mostra que 34% das empresas ouvidas ainda teimam em utilizar dados não estruturados. Ledo engano, já que os dados chegam em alto volume e, se não transformados em informação relevante, tornam-se apenas papelada eletrônica, aquela gaveta de arquivo morto em versão 3,0.
A resposta para este gargalo está nas soluções de BI e Analytics. Sistemas eficazes de tratamento e entrega de informação. Investimentos que com certeza trarão retorno a todas as áreas, culminando em uma gestão mais sábia e uma empresa, no geral, mais rentável.
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