Não é de hoje que a maioria das empresas já usam metodologias baseadas em dados para orientar suas estratégias de vendas e marketing. Entretanto, nem todas estão usando estratégias ágeis e eficientes para lidar com isso, ficando ainda na base das planilhas e modelos já ultrapassados de análise.
Embora, até um certo ponto, essa abordagem das empresas já seja uma espécie de Business Intelligence, elas não se comparam ao grau de eficiência, agilidade e assertividade que soluções dedicadas de BI podem entregar. Com dashboards detalhados e a capacidade de levantar informações abrangentes em pouco tempo - ou até mesmo em tempo real - usuários de ferramentas de BI tem mais meios de buscar insights em seu negócio.
Além disso, as mais robustas soluções de inteligência de negócios hoje colocam o poder dos dados nas mãos do usuário final. Ou seja, em vez de ficar dependendo dos times de TI para buscar ou entender certas informações, hoje os times de venda e marketing tem mais autonomia para buscar e organizar dados, ganhando tempo e modelando a análise das informações de acordo com suas necessidades.
Então, tá esperando o que para "turbinar" suas vendas com uma solução de analytics?
Aqui vão 3 maneiras simples de como as vendas de sua empresa podem decolar com BI.
1. Análise do funil de vendas
O processo de venda não é mais apenas operacional - é praticamente uma ciência. Equipes de venda hoje devem rapidamente identificar prospects no ciclo de vendas, atribuindo pontuações para avaliar o potencial dos leads. Com isso, é possível gerenciar e organizar melhor o relacionamento com estes clientes, de acordo com seu estágio no funil.
Uma ferramenta de BI bem integrada aos sistemas de CRM e vendas de uma empresa é capaz de dar aos times de venda a agilidade e os insights necessários para as melhores decisões, dentro do tempo hábil para fechar negócio - e como bem se sabe, para um time de vendas, tempo é dinheiro.
2. Indicativos de performance
A rentabilidade de sua empresa praticamente não existe sem um fluxo de receita saudável vindo de novas vendas. Entretanto, manter registro de diversas atividades, como transações, leads, reuniões, negociações, fechamentos, pode ser extremamente complicado de acompanhar com a assertividade desejada. Essa complexidade pode fazer seu time de vendas perder valiosas oportunidades, afetando a produtividade do setor.
Uma solução de BI, com dashboards que entregam visualizações sobre toda entrega da equipe de vendas, ajuda os gestores comerciais a identificar e monitorar os KPIs que mais fazem sentido para a estratégia de venda. Assim, fica mais fácil entender os pontos fortes e os que podem ser corrigidos nos times comerciais, chegando no resultado desejado com mais rapidez.
3. Sintonia com o consumidor
Hoje, as melhores estratégias comerciais giram em torno dos clientes e suas necessidades. As empresas mais atentas a essa tendência hoje estão dominando o mercado, adotando tecnologias para ter um entendimento maior do comportamento do consumidor. Com isso, um bom time de vendas também tem que estar atento.
Com uma boa solução de BI, times de venda podem observar e analisar dashboards que levantam dados de preferência do consumidor, usando as bases da própria empresa, mas também informações de mercado, cruzando dados para entregar insights inéditos, inclusive prevendo tendências para antecipar movimentos e sair na frente em relação aos concorrentes.
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