Em um cenário mercadológico hipercompetitivo, uma das chaves para conseguir destacar a empresa diante dos concorrentes e conquistar efetivamente uma fatia do mercado é o bom uso e captação de dados. Por isso, a tecnologia de BI têm sido a aposta de negócios que desejam utilizar informações internas e externas para potencializar as vendas e aumentar os lucros com inteligência.
Ao serem rastreados, categorizados, analisados e aplicados da forma correta, os dados podem fornecer insights para diversas áreas da empresa, atuando não apenas na solução como na prevenção de problemas, e auxiliando também nas tomadas de decisões. Listamos abaixo cinco benefícios que o uso da tecnologia de BI pode trazer à sua empresa, confira:
1) Relatórios mais precisos
Ao utilizar um sistema de BI, os problemas com relatórios feitos em softwares que exigem muitos processos manuais, como o Excel, são eliminados. Ao centralizar todas as informações em tempo real e em um só lugar, é possível obter gráficos e análises mais precisos, diminuindo consideravelmente as chances de falhas nas informações e otimizando o tempo gasto com esse tipo de processo.
2)Decisões mais assertivas
Com relatórios mais precisos e maior riqueza de informações, as tomadas de decisão se tornam mais fáceis e mais seguras. Com base nos insights gerados pelos dados de BI, é possível identificar quais áreas do negócio são menos lucrativas, por exemplo. Tomar iniciativas com base na intuição é um risco desnecessário que pode facilmente ser resolvido com tecnologia de BI!
Com os dados de venda bem categorizados, você poderá dar a sua equipe abordagens assertivas para, até mesmo, recuperar o relacionamento com antigos clientes, tornando-a sempre preparada para resolver qualquer questão.
3) Melhorando a taxa de retenção de clientes
E é claro que decisões mais assertivas influenciam também no aumento da retenção de clientes. Não é novidade que custa mais ganhar um novo cliente do que reter um existente! Por essa razão, a tecnologia de BI aplicada a essa área atua diretamente no aumento da lucratividade da empresa.
Com a inteligência de negócios, sua equipe terá informações suficientes para compreender o perfil de compra dos seus clientes, acompanhando de perto dados que revelam as tendências de demanda e oportunidade de vendas.
4) Oferecendo melhor atendimento ao cliente
Ao ter uma visão completa das necessidades e hábitos de compra dos clientes, a sua equipe também estará mais preparada para atender às perguntas, discutir oportunidades e potenciais descontos. O uso da tecnologia de BI torna o atendimento mais personalizado, melhorando a experiência de compra do consumidor. Fortalecer o relacionamento e conquistar a lealdade do cliente é essencial para gerar novas oportunidades de venda!
5) Dê suporte a outros departamentos
Por último, a tecnologia de BI também poderá dar suporte a outros departamentos da empresa, além do de vendas.
O marketing, por exemplo, poderá avaliar, por meio dos dados, os resultados das campanhas e definir melhor o planejamento estratégico. O setor de operações preverá melhor as demandas de produto e cronogramas de produção. Já a administração poderá definir e justificar melhor futuros investimentos. Os dados de uma única fonte gerarão os valores seguidos em conjunto por todos os departamentos!
Ao ter todas essas vantagens combinadas, é natural perceber o crescimento das vendas, facilitando também o aumento da lucratividade da empresa. Ter o BI como motor destas vias de expansão é, sem dúvida, a mais inteligente das estratégias.
Transforme a gestão da sua empresa, venha ser data driven com a BIMachine!
Conheça a maior plataforma analytics da América Latina.
Agende um diagnóstico gratuito com nossos especialistas e saiba como impulsionar os seus negócios.
Comments