KPI's ( Key Performance Indicator ) Indicadores de desempenho:
Indicadores de desempenho de performance, também chamados de KPI (do inglês: Key Performance Indicator) estão focados em como a tarefa é realizada, medindo seu desempenho e se estão conseguindo atingir os objetivos determinados. Esse indicador deve ser quantificável por meio de um índice, normalmente, representado por um número que retrata o andamento do processo como um todo ou em parte.
Indicadores de desempenho estratégico tem a função de verificar se a organização está alcançando os objetivos determinados pela alta direção, os chamados objetivos estratégicos. Uma ferramenta muito usada para auxiliar na determinação desses objetivos é o Business Intelligence (BI), inteligência de negócios, refere-se ao processo de coleta, organização, análise, compartilhamento e monitoramento de informações que oferecem suporte a gestão de negócios.
Indicadores de Eficiência;
Indicadores de Eficácia;
Indicadores de Capacidade;
Indicadores de Produtividade;
Indicadores de Qualidade;
Indicadores de Lucratividade;
Indicadores de Rentabilidade;
Indicadores de Competitividade;
Indicadores de Efetividade;
Indicadores de Valor.
TIPOS DE INDICADORES DE DESEMPENHO DE PROCESSOS
Eficácia é a relação entre os resultados obtidos e os resultados pretendidos: fazer da melhor maneira, isto é: atingir os resultados esperados
Eficiência é relação entre os resultados obtidos e os recursos empregados: fazer da melhor maneira utilizando a menor quantidade possível de recursos
Podemos dizer que eficiência é ser eficaz usando o mínimo possível de recursos, tem foco no processo e nos recursos aplicados, visando, por exemplo, reduzir custos. Já a eficácia tem foco no produto, no resultado obtido, podendo trazer como benefício um lucro maior.
Indicadores de Capacidade: Relação entre a quantidade que se pode produzir e o tempo para que isso ocorra. Por exemplo: A indústria X tem capacidade de produzir 200 unidade de um produto por mês.
Indicadores de Produtividade: Relação entre as saídas geradas por um trabalho e os recursos utilizados para isso. Exemplo: Um operário consegue instalar 20 m² de piso em uma hora. Um outro, consegue instalar apenas 17 m² no mesmo período, portanto, é menos produtivo que o primeiro.
Indicadores de Qualidade: Relação entre as saídas totais, (tudo que foi produzido) e as saídas adequadas ao uso, isto é, sem defeitos ou inconformidades. Exemplo: 800 peças adequadas a cada 1.000 produzidas (80 % de conformidade).
Indicadores de Lucratividade: Relação percentual entre o lucro e as vendas totais. Exemplo: Numa empresa foram vendidos R$ 100.000,00 em mercadorias e apurado um lucro de R$ 10.000,00. Portanto a lucratividade é de 10%.
Indicadores de Rentabilidade: Relação percentual entre o lucro e o investimento feito na empresa. Exemplo: Na mesma empresa do exemplo anterior foram investidos R$ 400.000, com um lucro de R$ 20.000. A rentabilidade foi de 5%.
Indicadores de Competitividade: Relação grau de participação de uma empresa no mercado em termos das vendas de um determinado produto; fração do mercado controlada por ela.
Indicadores de Efetividade: Medem os resultados dos objetivos propostos em um determinando período de tempo, após a produção dos resultados dos projetos
Indicadores de Valor: Relação entre o valor percebido ao se receber algum produto, por exemplo, e o valor efetivamente despendido para a obtenção do que se recebeu.
PORQUE UTILIZAR INDICADORES
Disponibilizam a informação que o gestor necessita sobre cada etapa do processo;
Proporcionam maior exatidão na tomada de decisão pelo gestor;
Tem por objetivo trazer mais eficiência e eficácia aos processos;
Trazem mais rapidez, melhor compreensão e transparência ao se divulgar resultados;
Indicadores de desempenho se tornam a medida da excelência da empresa;
Permitem a criação de um dashboard com todas as informações disponíveis de forma panorâmica.
DEFINIÇÕES GERAIS
Índices: o número que retrata o desempenho auferido num processo pelos seus indicadores de desempenho.
Metas: é o valor que deve ser retratado, em um pré-determinado período de tempo, pelos indicadores de desempenho dos processos.
Tolerância: Se a meta não for atingida, existe um limite de tolerância que mostrará o grau de gravidade do resultado. Valores fora dessa faixa de tolerância indicam que o desenrolar do processo é crítico e deve ser tomada alguma providência.
IMPORTÂNCIA DE MONITORAR OS INDICADORES DE DESEMPENHO
Indicadores de desempenho de performance são usados para o monitoramento das atividades da empresa. Isto é: rastrear e seguir o andamento do processo, coletando informações relevantes e disponibilizando-as de forma acessível para que os gestores estudem e tomem as decisões corretas, trazendo eficiência e eficácia aos processos e, consequentemente, resultados positivos para a empresa.
Portanto, indicadores de desempenho de processos são extremamente importantes para a gestão de um processo BPM (do inglês: Business Process Management) . Eles trazem à tona as informações necessárias para que se possa analisar os processos com o objetivo de melhorá-los continuamente para o atingimento dos objetivos corporativos estratégicos.
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