O mercado se transformou e isso não é novidade para ninguém. Se antes estávamos acostumados com um cenário limpo e os planejamentos eram feitos para cinco anos, hoje a visão não é tão clara e o distante está norteado por incertezas. Dessa forma, qualquer estratégia deve ser feita para curto prazo, com revisões e adaptações constantes.
Essa mudança no mercado se deve também às tecnologias, à mudança de comportamento do consumo e aos novos modelos de gestão. Entre esses últimos está o Objectives and Key Results (OKR), que significa Objetivos e Resultados-chave, em português. Essa metodologia de gestão possui como característica principal o ágil de desempenho com foco nos resultados. Isso quer dizer que os objetivos devem ser simples o suficiente para que todos entendam e sintam-se capacitados para alcançá-los.
Veja também. Clique aqui e assista ao webinar completo.
Em outras palavras, o OKR é um framework que serve para fazer a ligação entre a visão e a realidade da organização. Vale ressaltar que seu embrião surgiu em 1954 através do modelo MBO de Peter Druker, que já falava sobre a importância de fazer gestão por objetivos e não tarefas.
Por alguns motivos isso não funcionou na década de 50, talvez porque os objetivos eram traçados com a abordagem de definir e esquecer ou, ainda, porque acabou acontecendo somente na implementação de cima para baixo, o que chamamos de top-Down. Por volta de 1974, o investidor serial John Doerr entrou para a Intel, e com Andy Grove formulou o então novo método. Sendo assim, podemos dizer que o famoso MBO foi a inspiração para o OKR.
Esse modelo de gestão define que, para um método eficaz, precisamos responder duas perguntas: “para onde devo ir?” e “como saber se estou chegando lá?”. Foi então que apresentaram o modelo para Larry Page e Sergey Brin, que iniciavam uma pequena empresa que todos devem conhecer: chamada Google. A partir daí, além do Google, outras organizações cresceram utilizando esse modelo, como é o caso do Dropbox, LinkedIn, Airbnb, Spotify, Twitter, Target e ING. Mas, o que essas companhias têm em comum? A resposta é simples: suas equipes sempre participaram das decisões.
Muitos gestores questionam qual a diferença entre essa e outras metodologias como, por exemplo, o Balanced Scorecard (BSC), que em português seria traduzido como "Indicadores Balanceados de Desempenho". Pois a grande diferença entre esses dois modelos é que no BSC todos os objetivos são definidos a partir das 4 perspectivas: financeira, clientes, processos internos & aprendizado e crescimento. Dessa forma, cada perspectiva gera um conjunto de objetivos e metas da empresa para o próximo período que, em geral, é de um ano.
Leia também: O que são KPIs?
Já a definição de OKRs não parte de um conjunto de perspectivas pré-determinadas, pois eles são definidos com base no que é mais importante para os próximos meses. Em outras palavras, é um modelo mais simples e objetivo, enquanto o BSC é mais abrangente e complexo. Além disso, esse último cria um resumo por meio do mapa estratégico, o que norteia toda a organização e o OKR é mais focado em áreas específicas, tendo um ciclo mais curto.
Diante disso, podemos dizer que o OKR ajuda as empresas a se concentrarem na solução de seus problemas organizacionais mais importantes. Essa metodologia deve ser transparente para todos, de cima para baixo, de baixo para cima e multifuncional. Afinal, quando todos estão olhando para a mesma estrutura, todos têm a oportunidade de trabalhar para os mesmos resultados. Na prática, o segredo do OKR é bem simples: ser mensurável e ambicioso, mas nunca impossível.
Transforme a gestão da sua empresa, venha ser data driven com a BIMachine!
Conheça a maior plataforma analytics da América Latina.
Agende um diagnóstico gratuito com nossos especialistas e saiba como impulsionar os seus negócios.
Este artigo sobre tendências de tecnologia e inovação me surpreendeu! Para quem está interessado em aprender sobre os avanços digitais e suas aplicações, vale a pena seguir essas fontes de informação. O site da web Webartigos é excelente para quem quer ampliar o conhecimento, com conteúdos diversificados e atualizados sobre diversos temas, incluindo a evolução no setor de jogos e tecnologias digitais. Aprender mais sobre como a tecnologia está mudando nosso dia a dia só tem a acrescentar, e esse site traz análises muito bem fundamentadas!
Entre os jogos de azar no Brasil, uma das melhores opções para você pode ser praticar demo tiger fortune, onde sempre há algo para fazer. Teste suas habilidades na versão demo e comece a jogar de verdade, impressionando muitos. Você tem todas as chances de ganhar muito aqui, então por que não começar rapidamente? Você pode passar uma quantidade incrível de tempo sem ficar entediado neste jogo. Definitivamente vale a pena.