Informações desencontradas, repetidas, planilhas soltas, um departamento não sabe o que o outro faz, erros, retrabalho, demora nas entregas, stress, insatisfação. Dói, né? Mas tem cura. Ela se chama integração. Um sistema integrado de BI e ERP!
A grande causa dessa bagunça corporativa, na maioria das vezes, é a desintegração de sistemas e dados. Se uma equipe trabalha no ERP e outra deixa tudo em Excel, se alguém paraleliza documentos e controles, se o CRM não conversa com o BI (Business Intelligence) que não conversa com o ERP… Todas estas são situações que, além de darem uma senhora dor de cabeça, acontecem com frequência.
Um cenário infeliz que pode ser evitado. O remédio está na integração, e hoje vamos tratar especificamente da harmonia entre de ter um sistema integrado de BI (Business Intelligence) e ERP.
ARRUMANDO A CASA
Isolados, os sistemas não conversam entre si. Logo, as informações não circulam direito e a confusão que já listamos está armada. Assim, integrar o BI (Business Intelligence) ao ERP é inteligente para melhorar a gestão de dados, documentos, processos e toda a administração operacional.
ANÁLISES COMPLETAS
Em primeira instância, um BI (Business Intelligence) serve para melhorar análises de dados e gerar resultados que alimentem decisões e ações. Mas como BI (Business Intelligence) pode gerar análises completas se não tiver acesso aos dados completos?
Assim, a integração ao ERP, CRM e outros sistemas é fundamental para assegurar que o BI (Business Intelligence) tenha de onde extrair todos os dados concernentes às análises a serem realizadas, entregando resultados satisfatórios e úteis.
FORÇA AO ERP
Sozinho, um ERP já é bem útil. Integrado a um BI (Business Intelligence) , torna-se fundamental para entregar gráficos, painéis, relatórios e cenários que irão melhorar a tomada de decisão, elevando a produtividade, a eficácia e a lucratividade do negócio.
CIRCULANDO
Esta integração também melhora a distribuição das informações e das análises dentro da empresa. Com isso, um setor pode compartilhar dados com outro, otimizando o trabalho de todos.
Isso tira do ERP a característica de depósito isolado de dados e o transforma em uma fonte de informações relevantes e circulantes por toda a empresa, o que irá ampliar a capacidade de análise e aumentar o número de insights ou seja mais gente refletindo sobre o negócio, tendo ideias, direcionando ações: não soa bem?!
CONQUISTAR E FIDELIZAR
Atrelado ao ERP e ao CRM, o BI (Business Intelligence) garante um conhecimento mais profundo sobre os clientes. As análises da ferramenta que permitem ler o perfil dos consumidores e mercados estarão integradas a sistemas capazes de aumentarem seu alcance, melhorando as chances de desenvolver produtos e serviços certeiros, fazer ofertas bem direcionadas, entregar no tempo, lugar e formato mais adequado a cada cliente, entre outras características que, como resultado, trarão incremento das vendas.
COMPETITIVIDADE
A integração BI (Business Intelligence) /ERP possibilita acompanhar o desempenho de equipes, detectar gaps e potenciais de melhoria, identificar recursos a serem valorizados, fazer correções, tomar decisões que melhorem o fluxo de trabalho.
Tudo isso aumenta a produtividade. Aumenta a assertividade dos processos. Aumenta a certeza das pessoas.Aumenta a colaboração entre times. Aumenta o foco do negócio, seus resultados e – bingo! – sua competitividade.
Partiu integrar?
Transforme a gestão da sua empresa, venha ser data driven com a BIMachine!
Conheça a maior plataforma analytics da América Latina.
Agende um diagnóstico gratuito com nossos especialistas e saiba como impulsionar os seus negócios.
Comments